A identidade cultural
ainda é bastante discutida dentro dos círculos teóricos das Ciências
Sociais em face de sua complexidade. Entre as possíveis formas de
entendimento da ideia de identidade cultural, existem duas concepções
distintas que devemos destacar dentro dos estudos sociológicos mais
recentes. Essas concepções de identidade são brevemente explicadas por Anthony Giddens, sociólogo britânico, e nos ajudarão a entender melhor esse conceito.
-
Conceito de cultura
Antes de falarmos sobre os diferentes
conceitos de identidade cultural, devemos esclarecer primeiro a ideia
geral de cultura e de identidade. A noção de cultura
faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os
indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas
características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as
crenças religiosas, normas e valores. Esses traços culturais possuem
influência direta sobre a construção de nossas identidades, uma vez que
elas constituem grande parte do conjunto de atributos que formam o
contexto comum entre os indivíduos de uma mesma sociedade e são parte
fundamental da comunicação e da cooperação entre os sujeitos.
-
Conceito de identidade
O conceito de identidade refere-se a uma
parte mais individual do sujeito social, mas que ainda assim é
totalmente dependente do âmbito comum e da convivência social. De forma
geral, entende-se por identidade aquilo que se relaciona com o conjunto
de entendimentos que uma pessoa possui sobre si mesma e sobre tudo
aquilo que lhe é significativo. Esse entendimento é construído a partir
de determinadas fontes de significado que são construídas socialmente,
como o gênero, nacionalidade ou classe social, e que passam a ser usadas
pelos indivíduos como plataforma de construção de sua identidade.
Dentro desse conceito de identidade, há
duas distinções importantes que devemos entender antes de prosseguirmos.
A teoria sociológica distingue duas apreensões: a identidade social e a
autoidentidade. A identidade social refere-se às
características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como
uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para
identificar o que uma pessoa em particular é. Portanto, o título
profissional de médico, por exemplo, quando atribuído a um sujeito,
possui uma série de qualidades predefinidas no contexto social que são
atribuídas aos indivíduos que exercem essa profissão. A partir disso, o
sujeito posiciona-se e é posicionado em seu âmbito social em relação a
outros indivíduos que partilham dos mesmos atributos.
O conceito de autoidentidade
(ou a identidade pessoal) refere-se à formulação de um sentido único
que atribuímos a nós mesmos e à nossa relação individual que
desenvolvemos com o restante do mundo. A escola teórica do
“interacionismo simbólico” é o principal ponto de apoio para essa ideia,
já que parte da noção de que é diante da interação entre o indivíduo e o
mundo exterior que surge a formação de um sentido de “si mesmo”. Esse
diálogo entre mundo interior do indivíduo e mundo exterior da sociedade
molda a identidade do sujeito que se forma a partir de suas escolhas no
decorrer de sua vida.
-
Identidade cultural
Por fim, podemos estabelecer, diante do
que já foi esclarecido, que o conceito de identidade cultural faz alusão
à construção identitária de cada indivíduo em seu contexto cultural. Em
outras palavras, a identidade cultural está relacionada com a forma
como vemos o mundo exterior e como nos posicionamos em relação a ele.
Esse processo é continuo e perpétuo, o que significa que a identidade de
um sujeito está sempre sujeita a mudanças. Nesse sentido, a identidade
cultural preenche os espaços de mediação entre o mundo “interior” e o
mundo “exterior”, entre o mundo pessoal e o mundo público. Nesse
processo, ao mesmo tempo que projetamos nossas particularidades sobre o
mundo exterior (ações individuais de vontade ou desejo particular),
também internalizamos o mundo exterior (normas, valores, língua...). É
nessa relação que construímos nossas identidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário