segunda-feira, 28 de março de 2016

Movimentos Artísticos no Século XX - Vanguardas

O século XX é marcado por profundas mudanças históricas, as quais afetaram drasticamente o comportamento político-social do nosso tempo. Foi onde acentuaram-se as diferenças entre a alta burguesia e o proletariado, dando maior força ao capitalismo e fazendo surgir os primeiros movimentos sindicais, como algumas das consequências do Pós Guerra.
Mediante todo o acúmulo de acontecimentos pertencentes à esse período, cheio de contradições e complexidades, é possível encontrar um terreno farto para a criação de novos conceitos no campo das artes.
Assim, os movimentos e as tendências artísticas, tais como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, a Op-art e a Pop-art expressam, de um modo ou de outro, a perplexidade do homem contemporâneo.



domingo, 20 de março de 2016

9 regras de Fotografia simples para melhorar qualquer foto

Por Hypeness. Hoje com a onda do Instagram, Facebook e outras redes sociais, todo mundo quer postar uma foto legal. Se você gosta de tirar fotos ou é um fotógrafo iniciante, precisa conhecer algumas dicas simples, que irão te ajudar a registrar melhor os momentos e alcançar ótimos resultados.
Você não precisa ter uma câmera fotográfica profissional ou ser especialista no assunto para tirar fotos com qualidade. As simples regras, que iremos mostrar abaixo, foram baseadas no trabalho do renomado fotógrafo Steve McCurry, realizado pela Cooperative of Photography, e irão te ajudar a revolucionar seus cliques.
Veja abaixo o vídeo e entenda melhor como aplicar essas simples técnicas no seu dia a dia:

segunda-feira, 14 de março de 2016

O que é Identidade Cultural?


A identidade cultural ainda é bastante discutida dentro dos círculos teóricos das Ciências Sociais em face de sua complexidade. Entre as possíveis formas de entendimento da ideia de identidade cultural, existem duas concepções distintas que devemos destacar dentro dos estudos sociológicos mais recentes. Essas concepções de identidade são brevemente explicadas por Anthony Giddens, sociólogo britânico, e nos ajudarão a entender melhor esse conceito.

Vik Muniz - Vida e Obra


Vik Muniz (1961) é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate. 
Vik Muniz (Vicente José de Oliveira Muniz) (1961) nasceu em São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1961. Formou-se em Publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, em São Paulo. Em 1983, mudou-se para Nova York.

sexta-feira, 11 de março de 2016

A História da Fotografia

Quem foi o pai da fotografia?

Para responder essa pergunta seria preciso delimitar o que exatamente pode ser considerado como fotografia, algo que era muito difícil quando essa arte estava sendo criada. Por exemplo, por volta do ano 1800, quando vários inventores começaram a aparecer com ideias para capturar imagens sem que fosse preciso pintá-las, alguns nomes ganharam destaque.
Joseph Nicephore Niepce foi, em 1793, uma das primeiras pessoas a conseguir “imprimir” a luz em uma superfície sem usar qualquer tipo de tinta, porém as imagens desapareciam depois de um tempo. Ele usava uma câmara obscura, parecida com o que conhecemos hoje por pinhole, e um tipo especial de papel com cloreto de prata.

Fotografia mais antiga a ser preservada, capturada em 1826

Em 1824 ele conseguiu encontrar um método que permitia mais duração das imagens e em 1826 foi registrada a primeira fotografia de duração indefinida (imagem acima), que existe até hoje. Como é possível perceber, no entanto, a qualidade ainda era baixíssima; além disso, o processo todo de captura levava horas.
Em 1834, Henry Fox Talbot criou uma versão bem primitiva do que posteriormente seria o negativo fotográfico, que ajudaria a tornar mais popular a fotografia. Mas foi apenas em 1849 que Louis Daguerre trouxe a arte, que era até então totalmente experimental e complexa, a um novo patamar.

A Arte da Colagem

A colagem é um procedimento técnico artístico de utilizar várias matérias que podem, ou não, variar a textura, umas sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem.
A colagem como técnica tem surgimento datado da história antiga, entretanto teve seu valor artístico reconhecido a partir do século XX, com sua utilização no Cubismo, antes disso, era considerada ou brincadeira de criança, ou manifestação artística popular e desprovida de fundamentação crítica. A utilização de diversos materiais sobre um suporte, como madeira, pedaços de jornal e objetos, faz da colagem uma técnica que põe em questão os limites entre pintura e escultura.

O que é Indústria Cultural?




O surgimento da indústria cultural liga-se, de forma direta, à Revolução Industrial, com o fenômeno da industrialização, da economia de mercado, do capitalismo liberal e da indústria de consumo. Sua conceituação faz-se em analogia à da produção econômica com o uso de máquinas, a divisão do trabalho e a ideia da submissão da cultura ao mercado.