domingo, 17 de abril de 2016

Arte Contemporânea e suas variações

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o novo panorama é caracterizado pelo avanço da globalização, cultura de massa e o desenvolvimento das novas tecnologias e mídias, as quais se mesclam com a arte oferecendo assim, novas experiências artísticas-culturais pautadas principalmente, nos processos artísticos em detrimento do objeto, ou seja, na ideia em detrimento da imagem. Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza principalmente, a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela.

Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna, abandonando diversos paradigmas e trazendo valores para a constituição de uma nova mentalidade, ao mesmo tempo que abriu espaço para diversidade de estilos, perspectivas, técnicas e abrangência de linguagens artísticas (dança, música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura, performances, happenings, instalações, videoarte, etc.)

sábado, 16 de abril de 2016

A Arte Conceitual de Marcel Duchamp e os "Ready-Made"


Marcel Duchamp foi um renomado pintor e escultor francês, bem como um ícone das vanguardas artísticas europeias do início do século XX, sendo um dos precursores da arte conceitual, do dadaísmo, do surrealismo, do expressionismo abstrato e o inventor dos "ready-made".
Seu modo de vida boêmio e paixão pelos jogos de xadrez, dos quais participou em torneios, podem ser vistos ao longo de sua carreira artística, na qual temos obras de inspiração romântica e expressionista, até aquelas de natureza cubista e futurista. Não obstante, Duchamp era contra a “arte retiniana”, ou seja, aquela arte que agrada à vista.

Os "Ready-Made" De Duchamp

Os “ready-made” foram talvez a maior criação de Duchamp. Eles são objetos prontos e banais que foram esvaziados de sua função prática, tendo como efeito sua remoção dos contextos habituais. Assim, os ready-mades, rompem com o cartesianismo, num gesto que dessacraliza a obra de arte, transportando fatores da vida cotidiana sem valor artístico para o âmbito das artes, combatendo assim aquela “arte retiniana”, uma vez que exige a participação ativa do público.

Curiosamente, o ready-made mais famoso de Duchamp foi “A Fonte”, de 1917, um urinol apresentado como uma obra de arte assinada por “R. Mutt” e rejeitado pelo júri; a obra só foi aceita quando os avaliadores tomaram conhecimento do verdadeiro criador da escultura.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Fotos do Coletivo Cardume Fotográfico de Paranaguá

Segue algumas fotografias retiradas do Grupo Cardume Fotográfico da Cidade de Paranaguá, o Grupo oferece um ambiente de compartimento de Fotos, para apreciar as belezas do Litoral Paranaense com enfoque em Paranaguá. Muitas fotos são postadas por dia, e os mentores do grupo organizam saídas fotográficas seguindo um roteiro histórico quase sempre entre os casarios, o rio, mar e montanhas que cercam a Bahia ao longo do Rio Itiberê e lugares próximos.